Reset de senha em Router Cisco

Imagem

Reset de senha em Router Cisco

Situação do dia: Imagine no seu dia a dia, você vai até um cliente para fazer uma nova configuração no Router e descobre que o cliente não tem a senha para acessar.

Segue passos para fazer reset de senha em um router Cisco.

Passo 1 – Abrir um programa para fazer acesso no router via cabo console, no nosso caso vamos usar o terá Terminal: Abra uma sessão do terminal com o cabo de console conectado ao router e reinicie-o fisicamente (no botão liga/desliga).

Passo 2 – Fazer o router entra em modo Rommon: Após 5 segundos aproximadamente, pressionar simultaneamente as teclas ctrl + break. Este procedimento interrompe a sequencia normal do boot e inicia o ROM monitor, no prompt conforme abaixo.

                 rommon 1>

Passo 3 – Alterar o registro de configuração para 0x2142: Em rommon é necessário trocar o registro de configuração para que o roteador seja reinicializado sem carregar sua configuração contida na NVRAM (startup-config), desta forma nenhuma senha será carregada e o router iniciara em modo setup como se estivesse sem configuração.

                rommon 1> confreg 0x2142

                rommon 1> reset

Passo 4 – Sair do modo setup: Após reinicializar o roteador, ele será carregado sem nenhuma configuração. Isso não significa que a configuração foi apagada, apenas significa que a mesma não foi carregada, ela continua presente na NVRAM e você pode verificar com o comando show startup-config

Na inicialização, pelo motivo do roteador estar desconfigurado, ele vem com a pergunta para iniciar o setup dialog, Vamos responder que não para termos acesso ao CLI.

Digite “no” , “n” ou pressione as teclas control+c.

Passo 5 – Em seguida vamos carregar o arquivo de configuração na memoria RAM:

                 router>enable(o router não pedira senha, pois ainda não foi carregada na configuração)

                 router# copy startup-config running-config

Passo 6 – Trocar as senhas e tirar as interfaces de shutdown: Como o processo de copier da NVRAM para a RAM faz um “merge”, além do procedimento acima, é necessário tirar as interfaces de shutdown. Também não podemos esquecer de alterar as senhas(enable, console e VTY) antes de gravar a configuração novamente na NVRAM.

Passo 7 – Voltar o registro de configuração para o valor padrão (0x2102) e gravar a config: Após tirar as interfaces de shutdown, deveremos voltar o registro para o padrão normal para que ele desta vez carregue o arquivo de configuração.

O código de registro 0x2142 faz que o roteador ignore o arquivo de backup contido na NVRAM. O registro 0x2102 que é o padrão, carrega o arquivo de backup da NVRAM para a memória RAM.

                router(config)# config-register 0x2102

                router#copy running-config startup-config

                router#reload

Para verificar se o valor do registro de configuração esta correto após a inicialização utilize o comando “show version”

Somente isso pessoal, até a próxima!!

Angelo Batista.

Anúncios
Publicado em Routing por batistaangelo10. Marque Link Permanente.

Sobre batistaangelo10

* Profissional de Redes com mais de 7 anos de experiencia, certificado CCNP R&S Cisco, estudando para certificações CCDA e CCNA Security. * Gosto de ler livros relacionado a tecnologias cisco, Atualmente estou lendo o livro CCDA 200-310 Ciscopress. * Finais de semana ando de skate para renovar as energias da semana.

2 respostas em “Reset de senha em Router Cisco

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s